top of page

Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro

Fundado em 1979 por um grupo formado por alguns dos maiores nomes do futebol brasileiro, o SAFERJ tem o objetivo de garantir os direitos dos atletas e ex-atletas profissionais, além de proporcionar uma série de benefícios e serviços gratuitos para os associados.

NOSSA HISTÓRIA

Uma trajetória de trabalho e luta em busca dos direitos do atleta de futebol

game.png

Rio de Janeiro

Década de 70

Rio de Janeiro, década de 70. No Maracanã, Zico, Dinamite, Rivelino e outros craques deixam seu nome na história, com gols e jogadas inesquecíveis. O Brasil vive o período da Ditadura Militar, e fora dos gramados os jogadores começam a se organizar, a fim de também lutar por seus Direitos.

Criação do Sindicato

1979

Em 1975, um grupo liderado por Zé Mário, Zico, Dirceu, Leão e Carpegiani, cria a Associação Profissional dos Atletas de Futebol, a APAF. A Associação cresce, ganha reconhecimento, e em 1979 se transforma no Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro, o SAFERJ.

group.png
room.png

Casa do Atleta

2009

Em 2009 outra grande conquista: a inauguração da Casa do Atleta, um moderno complexo social e esportivo de 1.450 metros quadrados, construido na sede do SAFERJ, na Tijuca. Um espaço totalmente equipado, que conta com uma equipe de alto nível, dedicada à saúde e ao bem-estar do atleta e do ex-atleta. O projeto preserva a fachada original histórica.

Direito de Arena

2011

A gestão do presidente Alfredo Sampaio é marcada por grandes conquistas. Alfredo participou efetivamente da criação de diversas leis e garantias que ate hoje beneficiam todos os atletas profissionais. A luta de muitos anos é recompensada em 2011, com o reconhecimento do Direiro de Arena, que garante o pagamento aos atletas pelos jogos televisionados

management.png
51069685786_1b98e9a7d8_o (1).jpg

CT SAFERJ

2019

No ano em que completou 40 anos, o Saferj realizou o maior empreendimento de sua história: o Centro de Treinamento. O CT de Guaratiba tem 25 mil metros quadrados, com infraestrutura e equipamentos de padrão internacional. O CT beneficia atletas sem contrato de trabalho, além de servir de base para projetos e equipes.

bottom of page